Call of Duty 4: Modern Warfare é um videojogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela Activision para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, Mac OS X e Nintendo Wii em 2007. Foi também lançada uma versão portátil para a Nintendo DS. Foi editado na América do Norte, Austrália e na Europa em Novembro de 2007 para as consolas caseiras e para Windows. A versão para Mac foi lançada em Setembro de 2008 e a versão Wii editada em Novembro de 2009 com o subtítulo Reflex Edition. É o quarto título da série Call of Duty (excluindo pacotes de expansão) e o primeiro da franquia Modern Warfare, seguido depois por uma sequela directa, Call of Duty: Modern Warfare 2. Foi o primeiro jogo da série a ter uma classificação M (Mature) nos Estados Unidos. O jogo rompe com os argumentos anteriores da série sobre a Segunda Grande Guerra e situa-se num cenário actual. Call of Duty 4 esteve em produção durante dois anos e usa um motor de jogo propriedade da Infinity Ward. Em Setembro de 2009 foi reeditado no Japão pela Square Enix.
A história decorre em 2011, quando um líder radical executou o presidente de um país não reconhecido no Médio Oriente, e um movimento "Ultranacionalista" inicia uma guerra civil na Rússia. Os conflitos são vistos da perspectiva de um fuzileiro americano e de um soldado do Serviço Aéreo Especial britânico, se passando em múltiplas locações, incluindo o Reino Unido, Médio Oriente, Azerbaijão, Rússia e Ucrânia. A seção de multijogador do jogo apresenta vários modos, e contém um sistema de níveis que permite que o jogador vá desbloqueando armas adicionais, acessórios e esquemas de camuflagens enquanto avança.
Aclamado pela crítica, Call of Duty 4: Modern Warfare recebeu uma nota agregada de 94% nos sites GameRankings e Metacritic e é considerado por muitos como o melhor Call of Duty de sempre. Em particular, a jogabilidade, o multijogador e o enredo receberam muitos elogios, enquanto houve críticas que disseram que o jogo falhou ao tentar inovar substancialmente o género first-person shooter. Call of Duty 4 é normalmente indicado para as listas dos melhores videojogos de sempre, criadas por críticos e publicações. Em 2010 foi incluído no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die.
Call of Duty 4: Modern Warfare recebeu muitos prémios de vários sites especializados, incluindo "Melhor Jogo para Xbox 360", da IGN e "Jogo do Ano" pela GameSpy. Foi o videojogo mais vendido em 2007, vendendo cerca de sete milhões de cópias em Janeiro e mais de treze milhões em Maio de 2009. Desde o seu lançamento em 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare contribuiu para que a série Call of Duty domine actualmente as vendas do género first person shooter. Em Agosto de 2012 Call of Duty 4: Modern Warfare já tinha vendido mundialmente mais de 16,9 milhões de unidades
Jogabilidade
Diferente dos jogos anteriores da série Call of Duty, o jogo possui equipamentos modernos e novas características, algumas exclusivas para a parte multijogador, como as "killstreaks": ao matar um certo número de inimigos sem o jogador morrer é permitido o acesso a vários recursos, incluindo ataques aéreos e suporte de um helicóptero. Um personagem pode se colocar em três posições: em pé, agachado ou deitado, cada uma afetando a taxa de movimento, precisão e camuflagem. Usar cobertura ajuda o jogador a evitar os disparos inimigos ou a recuperar vida depois de danos significantes. Como tal, não existem bônus de vida ou de proteção. Quando o personagem recebe danos, a orla do ecrã brilha em tons de vermelho e o batimento cardíaco do personagem aumenta. Se o personagem ficar fora das linhas de fogo, pode recuperar energia. Quando está no raio de explosão de uma granada, um marcador indica a direcção desta, ajudando o jogador a enviá-la de volta para o inimigo ou a fugir.
Multijogador
Call of Duty 4 apresenta modos de multijogador baseados em equipas e em jogos de todos-contra-todos (deathmatch) em vários mapas. Cada modo tem um objectivo que requer estratégias únicas para o cumprir.[3] Jogadores podem pedir uma sondagem de reconhecimento UAV, ataques aéreos e helicópteros de ataque, quando conseguem três, cinco e sete mortes consecutivas respectivamente.[2] O jogo acaba quando uma equipa atinge o número máximo de pontos ou, se o tempo acabar, a equipa ou o jogador com mais pontos ganha. Em caso de empate no fim do tempo, é activado o modo "Morte Súbita" no qual não há recolocações de jogadores e assim a equipa que tiver o último jogador vivo ou cumprir o objectivo ganha o jogo. Se persistir o empate, haverá então um jogo de "Prolongamento", no qual a equipa que vencer é recompensada com a vitória.[3]
O desempenho no multijogador é feito através de pontos de experiência, que podem ser ganhos ao matar jogadores oponentes, cumprindo desafios, objectivos ou por completar uma ronda ou jogo. À medida que o jogador vai ganhando experiência vai aumentando de nível desbloqueando novas armas, privilégios (perks), desafios e outros modos de jogo. O nível mais alto é 55, mas nas versões de consola o jogador tem a opção de entrar no chamado "Modo Prestígio", que o faz regressar ao nível 1 e retira tudo o que tinha acumulado até então. Este processo pode ser repetido até dez vezes, e cada vez que é repetido é dado ao jogador uma insígnia diferente.
À medida que o nível do jogador vai aumentando nos jogos online, desbloqueia anexos para as armas. Ao avançar para níveis superiores, obtém a habilidade de personalizar as suas "classes"; isto inclui seleccionar a arma principal, uma arma secundária e um tipo de granada especial. Adicionalmente, o jogador pode seleccionar três privilégios (perks), um de cada um dos três "Tiers". Os efeitos destes perks incluem, mas não estão limitados a, munição extra, aumento dos danos das balas ou largar uma granada quando o jogador é morto. Ao jogador também é dada a escolha de completar desafios para ganhar mais pontos de experiência; os desafios incluem, por exemplo, conseguir alcançar um número de mortes com uma arma especifica, abater um helicóptero ou conseguir um certo número de tiros na cabeça de adversários. Adicionalmente, quando o jogador obtém um certo número de tiros na cabeça com uma arma específica (excluindo a arma secundária), o jogador desbloqueia camuflagem (camos) para usar nessa arma.